domingo, 9 de fevereiro de 2020

Mago, Bruxo ou Feiticeiro?















Bruxo, Mago e Feiticeiro. Quais as diferenças?
Em versão feminina, Bruxa, Maga, Feiticeira.

Na internet encontram-se muitas contradições e explicações incorretas. Alguns baseiam-se em explicações teóricas de jogos online como Dungeons & Dragons.

Pelo que li em diversos livros, como um "No Reino da Feitiçaria" posso dar uma explicação precisa...
Por vezes os termos Bruxo, Mago e Feiticeiro, podem parecer sinónimos, contudo há pequenas diferenças.

Bruxo é a pessoa com conhecimentos mais básicos de ocultismo, aprendeu alguns feitiços em grimórios de magia e pratica bruxaria.
Magia e bruxaria são sinónimos para a mesma coisa, tudo é magia, independentemente do sistema.


Bruxo deriva do latim pluscios (plus= mais, cios= saber), portanto um sábio, estudioso.
Uma pessoa comum que pratique feitiços de um livro, está a ser bruxo, digamos.
No feminino, bruxa costuma ser a palavra associada às praticantes de wicca, por exemplo.

Mago, é uma expressão para definir o indivíduo mais experiente, que domina mais elementos. Possui mais anos de experiência. Magi era o termo para definir os sacerdotes zoroastristas nos Impérios Medo, Aqueménida, Arsácida e Sassânida. Em persa antigo magu-pati ou magusk era o homem sábio. Em assiro-babilónico magi era o conhecedor dos astros e do universo, mago e astrólogo eram sinónimos. Magia (em grego magéia) era a doutrina dos magos. Em inglês existem diversos termos para mago; mage, wizard, warlock.


Feiticeiro, digamos que está no topo, domina todas as habilidades do bruxo e mago mas sabe mais. 
É a pessoa que já nasce com um dom, com intuição e magnetismo desenvolvidos.
O Feiticeiro cria os seus próprios feitiços e obras escritas, pois conhece todas as regras mágicas (desde horas mágicas e dias regidos por planetas, todos os elementos necessários para o feitiço funcionar etc). Conhece alquimia, arte talismânica, herbologia, entre outros. Em inglês os termos utilizados assemelham-se aos de Mago ou bruxo, mas para feiticeiro é comum Sorcerer ou wizard. Outros termos podem ser necromancer, occultist, enchanter, conjurer (conjurador).


Como referi antes, algumas explicações online são mera especulação baseada em jogos RPG, o que é treta.


Dizem que o Bruxo só pode praticar bruxaria, é errado. Um bruxo pode praticar qualquer magia, seja candomblé, palo mayombe, magia cigana, thelema, qualquer sistema, pois as regras básicas da magia são universais e ele conhece-as.

Outros argumentam que o bruxo não consegue consagrar objetos mágicos (talismãs, varinha mágica etc), mas isso é falso.

Alguns dizem que o bruxo pratica baixa magia (mais simples, rudimentar, popular, animismo) e o feiticeiro pratica alta magia...O que é considerado alta magia? A magia cerimonial com rituais mais pomposos e complexos, mais intelectual.
Certos autores dizem que goétia (a arte de evocar e dominar demónios) é considerada Alta Magia, em minha visão pessoal acho que esses magos estavam bem iludidos se pensavam conseguir dominar demónios.

Numa forma resumida posso dizer que, baixa ou alta magia são apenas conceitos, a baixa magia é magia natural (com energia de elementos mágicos, cristais, ervas, fogo, velas). A alta magia recorre às energias etéreas, cósmicas e de espíritos.

Mas existem rituais de magia, que misturam ambas as energias, quando se invocam divindades e se deixam oferendas (como os Orixás na Umbanda) isso não é uma fusão entre baixa e alta magia?
Pense por si mesmo. Não se confunda com rótulos.

Digo-vos uma coisa; qualquer magia funciona, seja bruxaria mais simples ou complexa, é obvio que um ritual mais elaborado e complexo tem efeitos maiores porque o mago dedica mais tempo e energia.

Também vos digo que magia em grupo (como num Coven ou culto) produz maiores resultados devido à acreção energética coletiva.



Asamod




0 comentários:

Enviar um comentário