sábado, 8 de fevereiro de 2020

Séries de TV



















Neste post deixo algumas sugestões de séries (Netflix, e outros canais).
Cada pessoa obviamente terá preferências pessoais, uns gostam de umas séries e de outras não, mas o objetivo foi listar as diversas séries que abordam o oculto e paranormal.
Qualquer filme ou série tem sempre sensacionalismo e ficção, as magias e rituais na realidade não produzem efeitos tão instantâneos e mirabolantes como na tv, mas estas séries são sempre curiosas de assistir.
Por vezes ensinam dicas importantes sobre mitologia, contêm citações de livros ou mensagens subliminares, quem for observador atento irá absorver ditas mensagens.


Charmed (as Feiticeiras):













Esta série de três irmãs bruxas era divertida e repleta de misticismo, passou na tv entre 1998 e 2006, teve 8 temporadas, produzida pela The WB Network (abreviação de Warner Brothers).
Em 2018 surgiu um remake, mas não tem a mesma piada e torna-se monótona.


Supernatural (Sobrenatural):








Esta série é clássica, existe há vários anos e tem 15ª temporadas.
Os irmãos Winchester são caçadores de monstros e investigadores do paranormal, obviamente a série tem muita fantasia (fantochada), mas alguns pontos interessantes que encontrei:
Promovem imenso a Thelema de Aleister  Crowley, numa das séries o logótipo era um hexagrama utilizado em thelema, esse símbolo surgia em imensos livros e no início da série, existe ainda o demónio Crowley que governava o inferno.
No final da 14ª temporada podemos ver "deus" um pouco perverso, para ele, somos apenas mais um mundo criado por ele, um tipo de jogo para ele passar o tempo, fiquei com a sensação que querem transmitir que esse deus que criou o nosso mundo é o falso deus da gnose: Demiurgo.


Once Upon a Time (Era uma vez):











Estreou em Outubro de 2011, terminando em Maio de 2018, pela emissora ABC, teve 7 temporadas.
A série segue vários personagens de contos de fadas que foram trazidos para o mundo real e tiveram as suas memórias originais roubadas por uma maldição poderosa.


The Originals (Os originais):










Estreada em Outubro de 2013, com 5 temporadas ao todo, esta série muito boa relata a história da família de vampiros originais (os Mikaelson).
Foi um spin-off produzido pela The CW e baseado na série norte-americana The Vampire Diaries.
A série tem muito ocultismo e feitiçaria que decorre em Nova Orleans, onde existem bruxas, praticantes de vodú, alguns feitiços na série demonstram procedimentos reais (com sangue, bonecos vodú etc), misturam obviamente alguma fantasia, bruxas contra vampiros e lobisomens, enfim histórias envolventes e muitas citações filosóficas de livros.


Legacies:










Esta série é um spin-off de "The Originals", pois relata a história da adolescente Hope Mikaelson, filha do vampiro Klaus, possui poderes sobrenaturais de bruxa híbrida.
A série estreou em Outubro de 2018 na "The CW". Hope Mikaelson é uma adolescente, poderosa bruxa com poderes sobrenaturais que frequenta uma escola "Salvatore School" onde surgem mais estudantes com poderes, vampiros, lobisomens, etc.
Tem 4 temporadas.


Chilling Adventures of Sabrina (Arrepiantes aventuras de Sabrina):











Famosa série da Netflix, segue a mesma "onda" de Legacies, mas aqui esta adolescente loira é uma bruxa que, pertencente a uma família de bruxas e teve de assinar o livro das sombras (pacto de sangue) com o senhor das trevas, ela tentará lutar contra o mal em nome do amor e das amizades.
A série tem muita alusão ao satanismo, magia negra e de sangue com bastante frequência e necromancia também, surge com frequência a estatueta de Baphomet no Coven deles "Church of Night", tanto que o "The Satanic Temple" na vida real quis pedir indemnização à Netlfix por direitos de imagem.
Esta série é inspirada nos livros de B.D, a série foi produzida pela Warner Brothers em associação com a Berlanti Productions. Teve 4 temporadas. A Netflix infelizmente termina à pressa séries boas.


Salem:











Estreou em Abril de 2014 pelo canal WGN, foi das minhas séries preferidas, retrata a vila de Salem onde muitas bruxas foram perseguidas e queimadas no século 17.
Série repleta de misticismo envolvente, bruxaria, teve 3 temporadas e infelizmente não foi renovada.
Mary Sibley, uma das principais e poderosas bruxas, na última temporada teve que enfrentar o filho que ela própria tinha gerado (John), que é uma espécie de arcanjo Samael reencarnado.
A série tem citações e filosofias interessantes sobre o Éden, a origem da humanidade, Deus, as forças do bem e do mal.


Constantine:







Série baseada na B.D "Hellblazer" criada por Alan Moore, talvez no filme Constantine também.
A série (como aconteceu a muitas) teve uma temporada, mas depois foi cancelada para renovação, mas esse personagem Constantine surgiu em vários episódios da série "DC legends of Tomorrow" temporada 4.
Quando ele começa a fazer invocações em latim e a traçar com as mãos sigilos mágicos luminosos no ar, faz lembrar o "Dr Strange" dos filmes Marvel.


Penny Dreadful:









Esta série britânica da HBO teve 2 temporadas, diz-se que haverá outra.
O nome é inspirado em antigos jornais de terror que eram vendidos em Inglaterra no século 19 e custavam 1 centavo, daí o nome "penny" (centavo) e Dreadful (terrível, assustador).
A série mostra personagens ficcionais famosos como dr Frankenstein, Van Helsing, Dorian Gray, entre outros, surgem ainda bruxas, lobisomens.


Midnight Texas:









Série sobrenatural americana transmitida pela NBC, baseada em livros da autora Charlaine Harris. Estreou em Julho de 2017.
Retrata a vida dos moradores de uma pequena cidade habitada por vampiros, bruxas, assassinos, um anjo caído e outros indivíduos com origens sobrenaturais.
Manfred Bernardo é um psíquico e constantemente vê o espírito da avó falecida, que lhe transmite informações. Ele tem o poder de repelir entidades sobrenaturais.
Terminou em Dezembro de 2018 tendo apenas 2 temporadas.
Nestas situações as audiências são quem manda, há séries que são canceladas se tiverem apenas 3 ou 4 milhões de espectadores (que eles consideram pouco, a nível mundial).


Light as a Feather (Leve como uma pena):









É uma websérie de suspense sobrenatural americana, baseada no livro de mesmo nome de Zoe Aarsen, que estreou em 12 de Outubro de 2018, no Hulu. A série foi criada por R. Lee Fleming, Jr.. Faz relembrar um pouco o filme "The craft" (O feitiço) de 1996, que tinha também adolescentes estudantes que se meteram com ocultismo e bruxaria.
Cinco garotas adolescentes enquanto lidam com as consequências sobrenaturais decorrentes de um jogo inocente “Light as a Feather, Stiff as a Board.” Quando elas começam a morrer da forma exata que foi prevista, as sobreviventes devem descobrir por que estão sendo atingidas — e se a força do mal que as caça é uma delas.

Tem 2 temporadas até ao momento.


Diablero:









Estreou em Dezembro de 2018, o nome Diablero é mexicano, ou latino para bruxo, exorcista, feiticeiro.
É uma espécie de "Constantine" mexicano, o Diablero Elvis Infante tenta evitar o apocalipse.
A série mexicana sobrenatural, foi transmitida na Netflix, baseada no livro de Francisco Haghenbeck "El Diablo me obligó".
Ao momento são conhecidas 2 temporadas, não se sabe se haverá outra.


Wynonna Earp:











Estreou em Abril de 2016 pelo canal Syfy. Esta série acho difícil de descrever, parece-me uma mistura de "Supernatural" que tinha dois irmãos caçadores de demónios, aqui são duas irmãs, e tem um pouco de semelhanças com a série "Van Helsing" que era uma caçadora de vampiros e demónios.
Mas a Wynonna é uma espécie de western, uma pistoleira badass que tem uma pistola "peacemaker" (pacificadora) que consegue enviar os demónios para o Inferno, a cidade onde vivem é Purgatory (Purgatório).
A série é interessante, envolvente, teve 4 temporadas.


Emerald City (Cidade Esmeralda):








Série de fantasia transmitida pela NBC baseada na série de livros OZ (feiticeiro de Oz, terra de Oz).
Estreou em Janeiro de 2017. Achei interessante a série, a actriz Adria Arjona (interpretanto a enfermeira Dorothy Gale) foi ter a um mundo paralelo noutra dimensão; Cidade Esmeralda onde encontra o mago de Oz.
Na série há uma bruxa do Norte "Glinda" e as cenas de bruxaria têm efeitos especiais bem interessantes, gostei da história da série, infelizmente não teve mais temporadas.
Só teve uma temporada, dizem que o problema foi as audiências, mas há rumores que haviam divergências entre a produção e Josh Friedman.


American Gods (Deuses americanos):








Série americana do canal Starz, baseada no romance de Neil Gaiman. Estreou em Abril de 2017, teve duas indicações para Primetime Emmy Awards.
A série é focada em Shadow Moon, um homem que cumpre três anos de prisão. Faltando poucos dias até o fim de sua sentença, Shadow acaba sendo liberado inesperadamente depois que sua amada esposa, Laura, é morta. Posteriormente, Shadow encontra-se ao lado de um homem chamado Wednesday (que é na verdade o deus Odin).
Nesta série surgem vários deuses da mitologia, esses deuses antigos estão a perder poder porque a humanidade vai deixando de cultuá-los e passa a adorar a tecnologia como uma espécie de nova divindade (internet, televisão, os media, technical boy e mr World).
Surgem retratados antigos deuses e entidades como um leprechaun Irlandês (Mad Sweeney), surge Bilquis que é uma Jinn da mitologia árabe (Queen of Sheba),  Czernobog que na mitologia eslava é divindade da luz e do sol (Bielebog), entre outros.


Shadowhunters:










Esta série foi muito boa, com uma excelente banda sonora, bons efeitos, e um optimo final. Actrizes lindíssimas.
Estreou em Janeiro de 2016 e teve 4 temporadas, baseada na série literária The Mortal Instruments por Cassandra Clare, desenvolvida para a televisão por Ed Decter. Retrata a vida da jovem Clary Fray muda completamente quando ela descobre fazer parte de uma raça de humanos que caçam demónios e têm sangue de anjo, os Shadow Hunters (também existiu o filme) têm runas mágicas tatuadas no corpo, cada runa desperta um poder.
A série está repleta de vampiros, lobisomens, bruxas, magos e outros personagens.
A canção de abertura é "This Is the Hunt" performada por Ruelle, e escrita por Maggie Eckford e Jeff Bowman especialmente para a série.
Em Dezembro de 2015, a Netflix adquiriu os direitos mundiais para exibir Shadowhunters, excluindo os EUA, tornando a série disponível como uma série original um dia após a estreia norte-americana.



The Order (a Ordem):








The Order é uma série de televisão americana de terror e drama sobrenatural criada por Dennis Heaton e Shelley Eriksen que estreou na Netflix em 7 de Março de 2019.
O estudante Jack Morton entra para uma ordem iniciátia: Hermetic Order of the Blue Rose (Ordem hermética da Rosa Azul).
À medida que Jack se aprofunda na história da organização, ele descobre segredos familiares sombrios e uma batalha subterrânea entre lobisomens e as artes das trevas mágicas.
Foi anunciada uma segunda temporada, mas não haverá uma terceira.


Being Human:









Não vi a série britânica, apenas a americana, portanto é sobre essa versão do remake americano que irei falar. Transmitida pelo canal Syfy.
Um vampiro, um fantasma e um lobisomem dividem o mesmo apartamento. A série usa um pouco de comédia e de drama para mostrar os três personagens tentando viver em harmonia de uma forma "normal", num mundo que os renega.
Gostei particularmente da história de Sally Malik, a rapariga que era um espírito, estava presa na casa sem poder sair, não conseguia manipular a matéria (mover objetos) e teve que aprender a que notassem a sua presença.
Mais tarde conheceu um fantasma Tony, que lhe ensinou alguns truques, e teletransportar-se para outros sítios.


Locke & Key:









Esta série tem a qualidade Netflix e bons efeitos, estreou em Fevereiro de 2020, porém já está envolvida em polémica e acusada de copiar outra série (The Haunting of Hill House).
Nos seus primeiros episódios, mistura horror e clássicos de fantasia.
A série acompanha a jornada da família Locke, que se muda para a Key House, antiga mansão localizada em Massachusetts, após o assassinato do patriarca Rendell. Enfrentando a estranheza de chegar num novo local após perder um ente querido, a mãe Nina e os filhos descobrem que o seu lar é cheio de chaves mágicas que conferem poderes sobrenaturais para quem as utiliza.
Porém, esses poderes acordam um antigo mal que passa a assombrar os novos moradores.
Adaptação da Banda desenhada de Joe Hill e desenhada por Gabriel Rodriguez.



Drácula:










Mini-série de 2020. Desenvolvida por Mark Gatiss e Steven Moffat, baseada no romance homónimo de Bram Stoker.
Achei bastante interessante terem feito um remake de Dracula, a história é interessante, bons efeitos especiais, só é pena ter três episódios apenas, mas são longos (cerca de hora e meia) o que equivale a cinco ou seis episódios de algumas séries (que possuem episódios de 40 minutos).
A série foi transmitida e lançada na BBC One e Netflix.
Agora como é moda haver lésbicas e gays em todas as séries, fizeram este dracula um pouco bissexual, pois ele converteu um advogado Jonathan Harker em morto-vivo e chamava-o de noiva (bride).


Luna Nera:











Mais uma série exibida na Netflix. A série italiana foi filmada em Roma e reflecte os tempos da bruxaria no século 17, estreou em Janeiro de 2020.
A história baseia-se no livro Luna Nera de Tiziana Triana. A produção da Netflix acompanha uma parteira de 16 anos chamada Ade que é acusada de bruxaria após a morte de um recém-nascido. Com medo, Ade foge para a floresta e encontra um refúgio e um abrigo numa comunidade de bruxas.
O enredo mistura elementos de fantasia, ficção científica e terror. A primeira temporada tem seis episódios.



Deixo uma dica final, antes de assistir uma série não se baseie nas críticas negativas que alguns websites famosos (ou jornais) escrevem.
Decida por si mesmo(a), assista às séries e formule a sua própria opinião. Muitas delas merecem a pena ser assistidas.



0 comentários:

Enviar um comentário